domingo, 4 de outubro de 2009

Um dia agradável

No sábado passado, dia 03 de outubro, houve uma apresentação do arquiteto paisagista José Tabacow na Casa das Rosas, na Av. Paulista. Aproveitando a ocasião do centenário de Roberto Burle Marx, Tabacow contou sua experiência profissional, que começou há 30 anos atrás, como estagiário de Burle Marx, e que rendeu uma parceria de 17 anos.

A palestra se dividiu em 3 partes:

-"A vegetação nas paisagens brasileiras" (nessa parte o paisagista contou das viagens que fez com Burle Marx pelo Brasil e das mais de 100 espécies novas que o mestre descobriu e catalogou).
-"O Sítio" (para o sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, as espécies novas eram trazidas e cultivadas. Burle Marx chamava seu sítio 'um laboratório de experiências'. Nele continham espécies recolhidas no mundo inteiro).
-"Projetos de Paisagismo" (aqui, foram mostrados uma série de projetos como o Centro Cívico de Santo André- SP, a Fazenda Vargem Grande-SP, foto abaixo, o Parque Roberto Burle Marx-SP e a residência Hans Broos-SP, além de muitos outros).

Mais do que uma palestra de um paisagista famoso, foi um depoimento de uma pessoa que conviveu com o maior paisagista dos últimos tempos: Roberto Burle Marx. Emocionante!

Nenhum comentário: