sábado, 18 de outubro de 2008

Viage tranqüilo!

O erro mais comum de quem viaja e não tem como regar suas plantas é enxarcar o vaso colocando mais água do que a planta precisa. Tentamos desse modo, compensar os dias que ela não receberá água. A planta só absorve a quantidade de água que precisa, o restante fica acumulado no fundo do vaso ou no prato. Isso pode causar o apodrecimento das raizes e até a morte da planta. O ideal é regar constantemente, sem exagerar na quantidade de água e sem grandes intervalos.
Duas boas soluções para quem viaja são os gotejadores e a “dry water” (suplemento de irrigação em gel).
Gotejadores são baratos e facilmente encontrados em lojas de jardinagem. São “garrafinhas” plásticas com um dosador na ponta (parecido com soro de hospital) que são fincadas na terra perto da raiz. A água é liberada aos poucos deixando a terra constantemente úmida. A garrafa tem vários tamanhos e dependendo do vaso pode durar muitos dias.

A “dry water” ou suplemento de irrgação é um gel composto basicamente de água (97,85% água, 2% goma vegetal e 0,15% sulfeto de alumínio) que colocado na base da planta libera umidade lentamente. Quando entra em contato com as bactérias naturais do solo esse gel volta ao estado líquido original, liberando água que é absorvida diretamente pelas raízes da planta. Essa liberação é lenta e pode durar de 30 a 90 dias. É um produto natural, não tóxico e 100% biodegradável, fabricado pela Rainbird (www.rainbird.com.br)É vendido em caixas de papelão (tipo de leite) ou em pacotinhos plásticos. No caso da caixa, é só cortar a ponta e ficar no vaso (deixando o gel em contato com a terra). Já o pacote plástico pode ser acoplado à um tubo perfurado e também fincado no vaso com a ponta cortada.
O negócio é voltar de viagem e encontrar suas plantas lindas e saudáveis!!!!

Nenhum comentário: