domingo, 7 de dezembro de 2008

Feira da Batata

Para quem não sabe, esse é o nome do "mini Ceasa" que acontece às quintas-feiras. Também chamado de "batatinha" pelos íntimos, a feira de plantas é menor que a tradicional feira de plantas e flores do Ceagesp (que acontece tradicionalmente de terças e sextas). Fomos pegas de surpresa e precisávamos acabar um trabalho na quinta-feira. Então lembramos da "batatinha" e corremos para lá. Deu tudo certo e em breve publicaremos fotos da varanda que fizemos com as plantas que compramos na feira.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Humor...acima de tudo


Sempre levo minha câmera fotográfica na bolsa para não perder coisas interessantes que aparecem. A primeira imagem é da Expoflora 2007 e a outra foto é de uma casa em Alphaville.
Na primeira foto o paisagista quis fazer um estar na frente da casa e quando a pessoa se senta para descansar se depara com uma..... maçã gigante!!!!! É horrível, não tenho dúvida, mas pelo menos a pessoa vai dar boas risadas. Talvez seja essa a função do local, provocar humor. O mesmo acontece quando nos deparamos com bonequinhos estranhos ou sapos violinistas no meio do jardim. Então, antes de julgar o que foi feito, preste atenção na reação que o jardim provocou em você. Talvez ele tenha cumprido sua função.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Vaso com alcachofras

Achei essa idéia genial: um arranjo com alcachofras. Não ficou muito bom? Simples e original!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Praia urbana




A revista Dezeen (Design Magazine) publicou recentemente o projeto do porto de Tel Aviv feito pelo escritório Mayslits Kassif Architects. O que me chamou a atenção foi a simplicidade com que o projeto foi feito. Eu achei muito interessante a ondulação do piso, pois remete às dunas originais do local. Apesar de ser um lugar aberto, ele convida ao estar. Ele projeto atende ao conceito de "praia urbana", que falaremos posteriormente em outros posts.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Temperos à mesa


Estava olhando o site cheio de idéias de Martha Stewart (http://www.marthastewart.com/) e vi esses modelos de 'centro de mesa' aromáticos. São feitos com temperos e dá para colocar em pequenos vasos. Podemos fazer os arranjos com um só tipo de tempero (como na primeira foto) ou misturar tudo (segunda imagem). Já imaginou que cheirinho gostoso na hora do jantar?

Livro básico

Uma amiga minha está começando seu mestrado e me pediu dicas de alguns livros. Mandei uma lista para ela e queria compartilhar um deles com vcs. O livro 'Quadro do Paisagismo no Brasil' do prof. Silvio Soares Macedo é leitura obrigatória para quem quer estudar um pouco mais sobre a área. Ele aborda o percurso da arquitetura paisagística nacional, desde o século XVIII até 1990. O texto possui uma série de imagens inéditas, feitas pelos pesquisadores do laboratório coordenado pelo mesmo professor (que na minha opinião é o melhor de paisagismo do Brasil). O livro também introduz as três linhas projetuais básicas do Paisagismo Brasileiro - Eclética, Moderna e Contemporânea.

Pode ser adquirido pelo telefone (55) (11) 3091-4687 ou pelo email: lapquapa@usp.br

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Um jardim para sempre


Ontem à noite fomos no coquetel de lançamento do livro "Um Jardim para Sempre" do paisagista (e amigo querido) Raul Cânovas. O livro, um manual prático para manutenção de jardins, como o próprio nome diz deve estar sempre à mão. Nele encontramos uma série de dicas sobre cuidados com o jardim desde a adubação correta até controle de pragas. É um item obrigatório na biblioteca de um bom paisagista....eu já tenho o meu!

sábado, 22 de novembro de 2008

Os ganhadores são.....



Foram eleitos os melhores projetos de arquitetura do mundo. Entre no site 20+10+X World Architecture Community Awards, e veja os ganhadores. Eu gostei muito desse projeto, que foi feito primeiramente com legos (LEGO by Bjarke Ingels Group (BIG) ). Bacana, não?
Essa outra foto é da Meghna Residence from Bangladesh, 2003-2005 feita pelo arquiteto Rafiq Azam. O verde faz parte de todo o projeto e integra as partes de maneira harmoniosa.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Agora....no jornal!

Estamos ficando famosas!!!! Saiu uma nota do
Buriti no jornal Destak, olha que chique!

Casa na Vila Madalena


Saímos na Revista Reforma. Fizemos para o artista plástico Oliver Quinto o jardim de sua residência na Vila Madalena. O projeto arquitetônico, belíssimo por sinal, é do escritório FGMF Arquitetos ( http://www.fgmf.com.br/ ). Veja mais fotos do projeto no nosso portfólio http://www.portfolioburiti.blogspot.com/ .

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Tênis ecológico

Foto da campanha da Adidas 2008 para o novo tênis feito com material 100% ecológico. Não é muito legal?

Ilumine sua varanda

Essas imagens de luminárias para varandas são bastante interessantes (do site WGSN). São rústicas, bem diferentes e dão aconchego ao lugar. A outra foto abaixo é de uma luminária marroquina da L'oeil http://www.loeil.com.br/ que estamos utilizando num projeto de uma varanda (veja em http://www.portfolioburiti.blogspot.com ). A luminária é linda e faz toda a diferença no projeto.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

No mínimo, engraçado.....

Falando ainda em objetos bizarros.....
Vai, no mínimo vc dá uma risada......achei bem engraçado!!!!!

domingo, 16 de novembro de 2008

Quando nos levarão a sério?



Nunca comentei no blog, mas uma das minhas funções no mestrado foi analisar o mercado de peças e equipamentos para jardim. Descarregando minha câmera nesse fim de semana não pude deixar de compartilhar essas 'pérolas' com vocês. Sim, o mercado de paisagismo é vasto. Encontramos uma série de plantas, vasos de todos os tipos, pérgolas, piscinas, ofurôs, e junto a tudo isso estão peças decorativas que são vendidas para serem colocadas no jardim. Fique à vontade para escolher a Branca de Neve e os sete anões, uma singela vaquinha ou um cogumelo gigante. Opções não faltam!!!!!
As três primeiras fotos são da Fiaflora 2008 e são um exemplo de alguns estandes. Ao lado de vasos e outras idéias construtivas estão os objetos de 'decoração'. Eu fico indignada toda vez que eu me deparo com um negócio desses! Fui recentemente ao Gardensul, uma megastore com todo o material para jardim e lá estava de novo a Branca de Neve (quarta foto)! E só para vocês verem como a moda pega: essa ultima imagem é de um jardim de uma casa em Alphaville. Esses estandes nas feiras deveriam ser proibidos! Dá a impressão que faz parte do projeto paisagístico colocar um sapo tocando violão no meio do jardim.....ui! Desabafei!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Horta ou jardim?


Essas fotos são de um dos jardins do Chateau de Villandry no Vale do Loie, França. É um espaço feito somente com vegetais e flores, o método chama potager (poe-ta-zhai), desenvolvido por monges medievais. Na França isso é visto como uma forma de arte. As espécies são escolhidas pelas cores e formas inusitadas. Eu achei lindo, veja o site oficial: http://www.chateauvillandry.com/

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Roof gardens




Arquitetos inteligentes e conscientes pensam no paisagismo integrado à obra arquitetônica. Esse exemplo, o projeto do Sky Village em Rødovre, Dinamarca foi feito em conjunto pelos escritórios MVRDV e ADEPT. A estrutura permite um aprovetamento máximo dos telhados, dando uma agradável impressão tanto para quem está no nível da rua quanto para quem está em andares mais altos. As fotos são do site http://www.archdaily.com/8649/sky-village-in-r%c3%b8dovre-mvrdv/. Lá vocês encontrarão mais imagens....

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dançando no jardim

Encontrei essas imagens e achei a coisa mais linda. Não parecem pessoas de verdade dançando no jardim? As esculturas estão no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
http://www.jbrj.gov.br/

Jardim com humor


Você pode gostar ou não, mas não tem como passar sem olhar esses jardins. Essas imagens são do Chaumont Garden Festival, que acontece anualmente na França. À primeira vista podem parecer estranhos ou desproporcionais, mas não podemos negar que são bem-humorados.

Muros para todos os gostos

O principal problema das pessoas hoje em dia é a falta de espaço. Muita gente deixa de fazer seu jardim porque acha que não tem lugar para as plantas.
Usem os muros!!! Coloquei dois exemplos de que gosto bastante: na primeira imagem, a paisagista Irene Cisneros revestiu o muro com um painel de madeira e pendurou vários vasos com orquídeas. O segundo muro, mais radical, foi feito por Gilberto Elkis. Um verdadeiro muro verde! Achei o resultado muito bom, espero que vocês gostem!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Idéia para o Ano Novo

Vocês perceberam que a maioria das lojas já está com enfeites de Natal? Mas ninguém nunca dá idéias para o Ano Novo..... Achei essa imagem no site da Martha Stewart (http://www.marthastewart.com/) e amei a idéia: decorar o jardim com lanternas japonesas. É só pegar um bambu firme e enrolar com luzinhas de Natal. Depois, coloque as lanternas bem juntas umas das outras. Espete o bambu na grama e voilá! Para complementar, espalhe algumas bexigas brancas na piscina.

Faça você mesmo!

Eu sou fã das hortas: imagina preparar alguma comida com manjericão fresquinho do pé? Ou fazer um chá de hortelã no fim da tarde? Essas imagens são do site WGSN, um site com as principais tendências mundiais e, portanto, pode anotar: as hortas estão na moda!
Você pode comprar vasinhos coloridos ou fazer placas customizadas para identificar as espécies. E o interessante é que as hortas podem ser feitas em grandes espaços, ou até mesmo em apartamentos (basta colocar os vasinhos em algum lugar onde bata sol). Mãos à obra!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

E quem disse que precisa?

Essa é uma residência em El Paso (Texas), feita por Martha Schwartz. A paisagista praticamente não usou vegetação, somente o cactus que virou uma escultura.
Eu achei o resultado 'labirintico', mas gostei da combinação das cores. E vcs? Teriam um jardim desse jeito?

Materiais no jardim

Quem pensa que paisagismo é só manipular plantas está muito enganado. Trabalhamos com o espaço externo dos lugares e o uso de materiais é muito importante. Separei alguns exemplos, (esses são do site WGSN) que mostram como estruturas, espelhos d'água e muros podem dar outra 'cara' ao jardim. Não dá vontade de ficar do lado de fora?

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Bom de olhar

Não pude deixar de colocar esse desenho de uma aquarela feita por Ramos de Azevedo. Ela é tão delicada e com uma riqueza de detalhes.... ao vivo ela é ainda mais linda!
Essa é uma residência projetada pelo arquiteto, no começo do século XX. O jardim é bem simples, com traçado romântico para valorizar a fachada da casa.
Não se fazem mais desenhos como antigamente...

domingo, 26 de outubro de 2008

Jóia rara

Para quem quer ver um dos jardins de Roberto Burle Marx que ainda está conservado, dê uma passadinha na Fundação Cultural Ema Gordon Klabin no Jardim Europa (SP). Quando vamos lá ficamos babando.... afinal, não é todo dia que encontramos no meio da cidade uma obra do mestre. Passem por lá!
http://www.fcegk.org.br/

sábado, 25 de outubro de 2008

Walter Hood


Na sexta feira (24/10) o arquiteto paisagista americano Walter Hood apresentou alguns de seus trabalhos em palestra no Senac Consolação.

Professor de "landscape architecture" em UC Berkeley e líder do escritório Hood Design em Oakland (California), Walter Hood é responsável pelo projeto de inúmeros parques, praças e áreas urbanas principalmente na California.

Entre os projetos apresentados estava o M. H. de Young Museum no Goldengate Park em São Francisco. O museu inaugurado em 2005 foi projetado por Herzog e de Meuron e conta com extensa área externa incluindo um jadim de esculturas com instalações de Andy Goldsworthy.

Vale a pena conferir!
www.wjhooddesign.com/
www.famsf.org/deyoung

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Para sentar no 'fofinho'

Gente, a internet tem cada coisa, né?
Agora fazem bancos de topiária!!!!
Você pode fazer o banco propriamente dito ou só o encosto. Aí vai do gosto mesmo.....
Essa imagem é de um site no Japão, espero que tenham gostado!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Misture as texturas

Veja que idéia boa para um pequeno espaço: misturar dois tipos de grama. Na foto, o paisagista fez um desenho geométrico e colocou palmeiras de maneira organizada. Também podemos substituir a grama por pedras ou pedriscos de cores diferentes. É uma residência em Curitiba, e os jardins são de Orlando Busarello. Fica a idéia! Até amanhã!

sábado, 18 de outubro de 2008

Cores no jardim


Não tenha medo de usar cores. Particularmente gostamos de usá-las, pois elas podem realmente mudar o ambiente trazendo uma série de sensações para seus usuários. Um dos meus jardins prediletos, o Jardim de Majorelle (Marrocos), é um bom exemplo disso. O azul (apesar de ser berrante) deixou a casa com um ar mediterrâneo. A porta e os vasos também seguem a mesma idéia de cores alegres, porém sempre dentro da mesma paleta.